Dizem que mudei. Uns dizem que to mais grossa, outros dizem que to mais quieta e ainda há quem diga que to somente estranha. Mas há o consenso - quase geral, já que ainda tem quem discorde - de que eu mudei.
Em parte, concordo que mudei. Passei a trabalhar à noite num emprego que é exaustivo, sou cobrada como se eu fosse profissional e a minha vida fosse só aquilo (o que não é verdade. Não sou nem formada nem a minha vida se resume ao meu trabalho no jornal), além do que só posso descansar de verdade no final de semana - isso quando não tenho que trabalhar no domingo também. De tarde eu estudo (como eu estou de "férias", estou com outro emprego), ou seja teoricamente, tenho a manhã "pra mim".
Com uma situação dessas, não tem quem não mude. Seja por causa da pressão no trabalho ou por falta de tempo pra si mesmo. Mas vai mudar. No meu caso, concordo que eu fiquei um pouco mais grossa e sarcástica. Talvez seja mesmo pela situação.
O que me incomoda nisso tudo (por isso o post) é que todo mundo parece esperar que eu continue simpática, legal, prestativa e fazendo todos os favores que me pedem. Não, migs, eu não vou continuar sendo simpática, legal e prestativa quando eu tenho que fazer isso pra todo mundo o tempo todo e no fim não ter feito nada por e para mim. Porque é essa a sensação que eu tenho: eu só faço as coisas pros outros o tempo todo e nada do que eu faço é pra mim.
Deixei de sair pro cinema sempre que tinha dinheiro, assistir filmes em casa já virou um porre, porque tenho que pesquisar um interessante, achar onde tem download disponível e esperar baixar pra cada filme que eu quiser. Sair com os amigos? Nem pensar, já que ninguém quer programa de ficar em casa.
A verdade nisso tudo é a seguinte: cansei. Cansei de fazer um curso pra agradar os outros, ter que escrever textos no trabalho pensando e para os outros, fazer coisas para os outros, e ser vista como egoísta quando quero planejar e fazer uma coisa pra mim. Será que é tão ruim eu querer alguma coisa pra mim mesma? Querer planejar uma viagem pra mim mesma é tão errado assim?
Queria só deixar registrado que estou de saco cheio: mais de um ano sem férias, um trabalho fdp e pressão de todos os lados para que eu agrade todo mundo (afinal, que outra função eu tenho na vida, não é?) não são divertidos e estão me deixando louca.